sábado, 2 de março de 2024

Os Profetas

     Sobre o período que antecedeu o exílio da Babilônia, Neemias reconheceu perante Deus, dizendo sobre os israelitas: "Vossa paciência para com eles durou muitos anos. Vós fazíei-lhes admoestações pela inspiração de Vosso Espírito, que animava Vossos Profetas." Ne 9,30a

    Os Profetas sempre estiveram em meio ao povo de Deus, como nos tempos de Ezequiel: "Naqueles dias, depois de ter-me falado, entrou em mim um Espírito que me pôs de pé. Então eu ouvi Aquele que me falava, o Qual me disse: 'Filho do homem, Eu envio-te aos israelitas, nação de rebeldes, que se afastaram de Mim. Eles e seus pais revoltaram-se contra Mim até o dia de hoje. Quer te escutem, quer não, pois são um bando de rebeldes, ficarão sabendo que entre eles houve um Profeta.'" Ez 2,2-3.5

    Aliás, disse o Profeta Amós, todos projetos de Deus são comunicados em primeiríssima mão a estes luminosos protagonistas: "Porque o Senhor Javé nada faz sem revelar Seu segredo aos Profetas, Seus servos." Am 3,7

    Os seguidores da tradição de São Paulo atestaram esse proceder ao longo da Revelação: "Muitas vezes e de diversos modos, outrora falou Deus a nossos pais pelos Profetas." Hb 1,1

    Isso se deu até os tempos dos Macabeus, que, falando de um tempo pouco antes da Vinda de Jesus, reconheceram este castigo: ".... desde o dia em que tinham desaparecido os Profetas." 1 Mc 9,28a

    Daniel, pois, confessou a Deus pela desolação que sobreveio a Jerusalém: "Não escutamos Vossos servos, os Profetas, que falaram em Vosso Nome a nossos reis, a nossos chefes, a nossos antepassados e a todo povo da terra. Recusamos ouvir a voz do Senhor, Nosso Deus. Não seguimos as Leis que Ele nos oferecia pela boca de Seus servos, os Profetas." Dn 9,6.10

    Ora, o próprio Jesus afirmou: "Vós perscrutais as Escrituras, julgando nelas encontrar a Vida Eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de Mim. Se crêsseis em Moisés, pois, certamente creríeis em Mim, porque ele escreveu a Meu respeito." Jo 5,39.46

    E delimitou o tempo de vigência da Lei e dos Profetas, apontando São João Batista como um marco: "Porque os Profetas e a Lei tiveram a Palavra até João." Mt 11,13

    Assim, São João Evangelista vai dizer: "Porque o profético espírito não é outro senão o testemunho de Jesus." Ap 19,10

    São Paulo também atestou: "Paulo, servo de Jesus Cristo, escolhido para ser Apóstolo, reservado para anunciar o Evangelho de Deus. Ele outrora o prometera por Seus Profetas na Sagrada Escritura, e diz a respeito de Seu Filho Jesus Cristo, Nosso Senhor..." Rm 1,1-3

    E São Pedro asseverou: "Sobre Ele, todos Profetas dão o seguinte testemunho: todo aquele que acredita em Jesus receberá, em Seu Nome, o perdão dos pecados." At 10,43

    Os profetas, portanto, atualmente nossos Sacerdotes, têm específicas funções perante o povo de Deus, segundo o Apóstolo dos Gentios: "Aquele que profetiza, porém, fala aos homens, para edificá-los, exortá-los e consolá-los." 1 Cor 14,3