domingo, 4 de fevereiro de 2024

A Única e Verdadeira União

    O próprio Jesus pediu ao Pai pela perfeita Unidade entre Ele, os Apóstolos e nós, e que assim a Igreja verdadeiramente viva em união, tal qual a d'Ele com o Pai e com o Santo Paráclito: "Para que todos sejam Um, assim como Tu, Pai, estás em Mim e Eu em Ti. Para que também eles estejam em Nós: Eu neles e Tu em Mim. Para que sejam perfeitos na Unidade..." Jo 17,21.23

    Ora, Ele distintivamente selou Sua união com os Apóstolos, fundamentos de Sua Igreja, pois essa união é a própria Glória de Deus: "Dei-lhes a Glória que Me deste, para que sejam Um, como Nós somos Um." Jo 17,22

    Pois é a Unidade que o só Espírito de Deus pode proporcionar-nos, acertadamente chamada de Comunhão Espiritual, que se efetiva através da Comunhão Eucarística, isto é, o Corpo e o Sangue de Jesus transubstanciados na Hóstia Consagrada. Diz São Paulo: "Uma vez que há um único Pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só Corpo, porque todos nós comungamos do mesmo Pão." 1 Cor 10,17

    Nosso Salvador mesmo afirmou que só assim se dá a perfeita Aliança com Ele: "Quem come Minha Carne e bebe Meu Sangue, permanece em Mim e Eu nele.'" Jo 6,56

    Verdadeiramente zeloso da Comunhão, o Apóstolo dos Gentios denuncia os falsos mestres que por soberba deturpam partes das Escrituras: "É que, de fato, não somos, como tantos outros, falsificadores da Palavra de Deus. Mas é em sua integridade, tal como procede de Deus, que nós a pregamos em Cristo, sob os olhares de Deus." 2 Cor 2,17

    Expressamente dizia qual deve ser nosso esforço: "Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da Paz." Ef 4,3

    Pois a despeito do que incautos e hereges ensinam, o Espírito Santo jamais abandonou nem jamais abandonará a Igreja. Essa foi outra promessa de Jesus: "E Eu rogarei ao Pai, e Ele dá-vos-á outro Paráclito, para que convosco fique eternamente." Jo 14,16

    O Último Apóstolo, pois, exaustivamente falou sobre o que significa sermos membros do Corpo Místico de Cristo, ou seja, da Igreja: "Pois, como em um só corpo temos muitos membros e cada um dos nossos membros tem diferente função, assim nós, embora sejamos muitos, formamos um só Corpo em Cristo, e cada um de nós é membro um do outro." Rm 12,4-5

    Pois se temos os dons de Deus, a finalidade deles é uma só, como ele diz: "Assim, uma vez que aspirais aos dons espirituais, procurai tê-los em abundância para edificação da Igreja." 1 Cor 14,12

    Ora, foi pela Igreja que se deu o Sacrifício Pascal: "... Cristo amou a Igreja e Se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela Água do Batismo com a Palavra, para a Si mesmo apresentá-la toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito, mas santa e irrepreensível." Ef 5,25b-27

    E para livrar-nos da sedução da dissidência, certamente semeada pelo inimigoSão Pedro já advertia: "Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de pessoal interpretação." 2 Pd 1,20