terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

A Piedade

 

    Para São Paulo, o amadurecimento tem uma especial finalidade: a piedade. Mas não com significado de misericórdia, que é mais comum, porém em seu original, de religiosidade, de natural e espontânea prática da . Ele escreveu a São Tito: "Paulo, servo de Deus, Apóstolo de Jesus Cristo para aos eleitos de Deus levar a fé e o profundo conhecimento da Verdade, que conduz à piedade..." Tt 1,1

    Ele exalta a devoção de amor a Deus como sinal da Vida Eterna: "Exercita-te na piedade. Se o corporal exercício traz algum pequeno proveito, a piedade, esta sim, é útil para tudo, porque tem a promessa da presente e da futura Vida." 1 Tm 4,8

    Dizia que ela deve ser vivida na mais absoluta caridade, ou seja, em Comunhão com os pobres: "Sem dúvida, grande é o valor da piedade, porém quando acompanhada de espírito de desprendimento. Porque nada trouxemos ao mundo, tampouco nada poderemos levar. Tendo alimento e vestuário, contentemo-nos com isto." 1 Tm 6,6-8

    Conhecedor das forças do Demônio, ele propunha pura e simplesmente correr, fugir de suas influências, e apontava, junto à piedade, algumas das principais virtudes cristãs: "Mas tu, ó homem de Deus, foge desses vícios e com todo empenho procura a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. Combate o bom combate da fé. Conquista a Vida Eterna, para a qual foste chamado..." 1 Tm 6,11-12b

    São Pedro afirma que é conhecendo Jesus que somos conduzidos a esses dois inestimáveis valores: "O divino poder deu-nos tudo que contribui para a Vida e a piedade, fazendo-nos conhecer Àquele que nos chamou por Sua Glória e Sua virtude." 2 Pd 1,3

    Cita o mais evidente benefício: "... é porque o Senhor sabe livrar das provações os piedosos homens e reservar os ímpios para serem castigados no Dia do Juízo..." 2 Pd 2,9

    E falando das alterações cósmicas que se darão com o fim do mundo, ele prega: "Uma vez que todas estas coisas hão de desagregar-se, considerai qual deve ser a santidade de vossa vida e de vossa piedade..." 2 Pd 3,11

    Assertivamente, São Tiago Menor diz que a verdadeira piedade consta, em essência, de contrição, sobriedade, caridade e castidade: "Se alguém pensa ser piedoso, mas não refreia sua língua e engana seu coração, então é vã sua religião. A religião pura e sem mácula aos olhos de Deus e Nosso Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas em suas aflições, e conservar-se puro da corrupção deste mundo." Tg 1,26-27

    O Apóstolo dos Gentios, pois, assim sintetizou a Missão de Jesus: "Veio para ensinar-nos a renunciar à impiedade e às mundanas paixões, e a viver neste mundo com toda sobriedade, justiça e piedade..." Tt 2,12

    O Eclesiástico não tinha dúvida: "... Ele (Deus) dá Sabedoria àqueles que vivem a piedade." Eclo 43,37b

    E o livro da Sabedoria diz: "Com efeito, Deus odeia tanto o ímpio quanto sua impiedade. " Sb 14,9

    De fato, inspiradamente disse o cego de nascença curado por Jesus: "Sabemos, porém, que Deus não ouve a pecadores, mas atende a quem Lhe presta culto e faz Sua vontade." Jo 9,31