terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Ciência, Dom do Espírito Santo

 

    Todos dons de Deus, que nos permitem flertar a plenitude do ser, assim são resumidos por São Paulo: "... o dom de Deus é a Vida Eterna em Cristo JesusNosso Senhor." Rm 6,23

    E falando sobre o Pai, Jesus disse-o com outras palavras: "E sei que Seu Mandamento é Vida Eterna." Jo 12,50a

    O Profeta Isaías, ao anunciar a Vinda do Cristo, listou 6 dons do Santo Paráclito, entre os quais a Versão dos Setenta e a Vulgata incluíram a piedade: "Um Renovo sairá do tronco de Jessé, e um Rebento brotará de suas raízes. Sobre Ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de Sabedoria e de inteligência, Espírito de conselho e de fortaleza, Espírito de ciência e de piedade, Espírito de temor ao Senhor." Is 11,1-2

    O dom da Sabedoria mais diz respeito a posturas e atitudes, e menos a informações ou a debates, como de teórico conhecimento. São Tiago Menor ensina: "A Sabedoria que vem de cima, porém, é primeiramente pura, depois pacífica, condescendente, conciliadora, cheia de Misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, nem fingimento." Tg 3,17

    O dom do entendimento, da inteligência ou do conhecimento é dado formalmente, logo é racionalista. O livro da Sabedoria diz: "Foi Ele (Deus) Quem me deu o verdadeiro conhecimento de todas coisas, Quem me fez conhecer a constituição do mundo e as virtudes dos elementos, o começo, o fim e o meio dos tempos, a sucessão dos solstícios e as mutações das estações, os ciclos do ano e as posições dos astros, a natureza dos animais e os instintos dos brutos, os poderes dos espíritos e os pensamentos dos homens, a variedade das plantas e as propriedades das raízes." Sb 7,17-21

    O dom do conselho não são Mandamentos, mas não deixam de serem inspirados por Deus e têm validade para específicas situações. O Eclesiástico diz: "Quão belo é para a velhice o saber julgar, e para os anciãos o saber aconselhar!" Eclo 25,6

    O dom da fortaleza prepara-nos para os verdadeiros combates, os espirituais. São Pedro exortou: "Vós, pois, caríssimos, advertidos de antemão, tomai cuidado para que não caiais de vossa firmeza, levados pelo erro destes ímpios homens. Mas crescei na Graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo." 2 Pd 3,17-18a

    O dom da piedade é a genuína religiosidade. O Apóstolo dos Gentios escreveu: "Paulo, servo de Deus, Apóstolo de Jesus Cristo para aos eleitos de Deus levar a e o profundo conhecimento da Verdade, que conduz à piedade..." Tt 1,1

    O dom do temor a Deus fala por si mesmo. Diz do profundo receio de atentar contra Deus e Seus planos. Foi recomendação do próprio Salvador: "Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes temei Aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena." Mt 10,28

    O dom da ciência é o dom da clarevidência, isto é, de conhecer a realidade das coisas sem o uso dos sentidos. Foi o que aconteceu ao piedoso Simeão, durante a Apresentação do Senhor: "Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não morreria sem primeiro ver o Cristo do Senhor. Impelido pelo Espírito Santo, foi ao Templo. E tendo os pais apresentado o Menino Jesus, para cumprirem a respeito d'Ele os preceitos da Lei, tomou-O em seus braços e louvou a Deus nestes termos..." Lc 2,26-28