sábado, 24 de fevereiro de 2024

A Graça

 

    A Graça é a gratuidade que caracteriza as ações de Deus. Mas como d'Ele tudo procede, em geral usa-se o termo Graça para designar Suas grandiosas e especiais dádivas, às vezes a todos notórias, que exclusivamente partem de Sua iniciativa. São João Evangelista, por exemplo, vai dizer da manifestação de Cristo: "Todos nós recebemos de Sua plenitude Graça por Graça..." Jo 1,16

    Falando aos Sacerdotes da IgrejaSão Pedro afirma: "Como bons administradores das diversas Graças de Deus, cada um de vós ponha à disposição dos outros o dom que recebeu: a Palavra, para anunciar as mensagens de Deus; um Ministério, para exercê-lo com divina força, a fim de que em todas coisas Deus seja glorificado por Jesus Cristo." 1 Pd 4,10-11a

    São 5 tipos de Graça. A primeira é a Graça Santificante, da qual toda humanidade pode usufruir tão somente por força da Encarnação do Cristo, e que recebemos através do Sacramento no Batismo. São Paulo diz a São Timóteo: "Portanto, tu, meu filho, fortifica-te na Graça que está em Jesus Cristo." 2 Tm 2,1

    A segunda é a Graça Sacramental, obtida por cada um dos Sacramentos que nos acompanham pelas etapas da vida, dos quais a Eucaristia é o Sacramento por excelência. São Paulo pregou: "Mas a cada um de nós foi dada a Graça, segundo a medida do dom de Cristo... para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do Corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo." Ef 4,7.12-13

    A terceira é a Graça Habitual, dada a todos Santos, ou seja, aos que com sinceridade buscam as 'coisas do alto', para que permanentemente façam a vontade de Deus. São Paulo convoca: "Oferecei-vos a Deus, como vivos, salvos da morte, para que vossos membros sejam instrumentos do bem a Seu serviço. O pecado já não vos dominará, porque agora não mais estais sob a Lei, e sim sob a Graça." Rm 6,13-14

    A quarta é a Graça Especial, também conhecida como carisma, que pode ser prodigiosa, como o dom de curas e milagres. Como exemplo, nós temos Santo Estevão, um diácono escolhido para auxiliar os Apóstolos: "Estevão, cheio de Graça e fortaleza, fazia grandes milagres e prodígios entre o povo." At 6,8

    Uma das Graças Especiais é a Graça de Estado, que totalmente se volta para os ministérios da Igreja. São Paulo apontou: "Assim, uma vez que aspirais aos dons espirituais, procurai tê-los em abundância para edificação da Igreja." 1 Cor 14,12

    A quinta é a Graça Atual, uma extraordinária intervenção de Deus, como uma aparição, por exemplo, que direcionadamente se realiza na vida de um cristão, e pode acontecer desde sua conversão até que se complete sua santificação, pois nestes sinais consistem a Comunhão e o agir com o Pai. Está na Carta aos Hebreus: "Confiantemente aproximemo-nos, pois, do trono da Graça, a fim de alcançar Misericórdia e achar a Graça de um oportuno auxílio." Hb 4,16