domingo, 18 de fevereiro de 2024

'Eu venci o Mundo'

 

    Jesus venceu, e venceu na carne, sem Se valer de Sua divina condição, como São Paulo diz: "Enviando, por causa do pecado, Seu próprio Filho numa carne semelhante à do pecado, condenou o pecado na carne, a fim de que a justiça prescrita pela Lei fosse realizada em nós que vivemos não segundo a carne, mas segundo o Espírito." Rm 8,3b-4

    Venceu a morte e desfez a maior escravidão perpetrada pelo inimigo, como os seguidores da tradição de São Paulo atestam: "Porquanto os filhos participam da mesma natureza, da mesma carne e do sangue, também participou Ele a fim de pela morte destruir aquele que tinha o império da morte, isto é, o Demônio, e libertar aqueles que, pelo medo da morte, toda vida estavam sujeitos a uma verdadeira escravidão." Hb 2,14-15

    Por isso, Ele é o Caminho para nossa vitória. O Último Apóstolo exulta: "Graças, porém, sejam dadas a Deus, que nos dá a vitória por Nosso Senhor Jesus Cristo!" 1 Cor 15,57

    Ele professa a Ressurreição da Carne e, citando os Profetas Isaías e Oseias, celebra: "Quando este corpo corruptível estiver revestido da incorruptibilidade, e quando este corpo mortal estiver revestido da imortalidade, então se cumprirá a Palavra da Escritura: 'A morte foi tragada pela vitória (Is 25,8). Onde está, ó morte, tua vitória? Onde está, ó morte, teu aguilhão (Os 13,14)?'" 1 Cor 15,54-55

    Pois acreditar em Jesus significa nascer de novo, como São João Evangelista ensina: "... porque todo aquele que nasceu de Deus, vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: nossa fé." 1 Jo 5,4

    É vencer o inimigo, como os Santos fazem, valendo-se do Sacrifício Pascal, que redime nossos pecados, e do Evangelho, que alimenta nossa alma: "Mas estes venceram-no por causa do Sangue do Cordeiro e de Seu Eloquente Testemunho." Ap 12,11a

    É acreditar na Santíssima Trindade: "Quem é o vencedor do mundo senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?" 1 Jo 5,5

    É derrotá-lo, pela Comunhão, nos mundanos espíritos e nos falsos mestres. O Amado Discípulo diz: "Vós, filhinhos, sois de Deus, e venceste-los, porque Aquele que está em vós é maior que aquele que está no mundo." 1 Jo 4,4

    É ser agraciado com o dom da santidade, pois Jesus prometeu: "Ao vencedor concederei assentar-se Comigo no Meu Trono, assim como Eu venci e assentei-Me com Meu Pai em Seu Trono." Ap 3,21

    É resistir ao mal sem usar de suas armas, como São Paulo diz: "Não te deixes vencer pelo Mal, mas triunfa do Mal com o bem." Rm 12,21

    É preservar a alma, segundo São Pedro: "Caríssimos, rogo-vos, como estrangeiros e peregrinos, que vos abstenhais dos desejos da carne, que combatem contra a alma." 1 Pd 2,11

    É confiantemente enfrentar o mundo, como Nosso Salvador fez: "Eis que vem a hora, e ela já veio, em que sereis espalhados, cada um para seu lado, e Me deixareis só. Mas não estou só, porque o Pai está Comigo. Referi-vos essas coisas para que em Mim tenhais a Paz. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo." Jo 16,32-33