quinta-feira, 7 de março de 2024

Deus Amigo

    Até nas acusações que Lhe faziam os falsos religiosos, Jesus era reconhecido por Seu amistoso proceder para com os mais afastados da . Diziam d'Ele: "É um comilão e beberrão, amigo dos cobradores de impostos e dos pecadores." Mt 11,19

    Ao paralítico, descido numa maca através do telhado, Ele vai curar-lhe primeiro a alma, o que também fez com docilidade: "Meu amigo, teus pecados são-te perdoados." Lc 5,20

    De outro que reclamava do irmão sua parte da herança, Ele delicadamente recusa a arbitragem: "Meu amigo, quem Me constituiu juiz ou árbitro entre vós?" Lc 12,14

    Na parábola dos trabalhadores, na qual aqueles que começaram no fim do dia recebem o mesmo salário daqueles que trabalharam todo dia, Ele cordialmente responde a quem Lhe reclama de uma suposta injustiça: "Amigo, Eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? Acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que Me pertence?" Mt 20,13.15

    E àquele que numa parábola se comporta com humildade, sentando-se nos últimos lugares mesmo sendo importante pessoa, Jesus assim Se dirige: "Amigo, vem mais para cima." Lc 14,10

    Mesmo quando tratava das mais sérias questões, Ele amistosamente falava à multidão: "Digo-vos, Meus amigos: não tenhais medo daqueles que matam o corpo e depois disto nada mais podem fazer. Mostrá-vos-ei a Quem deveis temer: temei Àquele que, depois de matar, tem poder de lançar no inferno! Sim, eu digo-vos: a Este temei." Lc 12,4-5

    Ora, a Paz, realmente sobrenatural, que Ele derramou sobre Seus Apóstolos para que a distribuíssem, jamais se perderá: "Em qualquer casa em que entrardes, primeiro dizei: 'A Paz esteja nesta casa.' Se ali morar algum amigo da Paz, vossa Paz repousará sobre ele. Senão, ela retornará a vós." Lc 10,5-6

    Pois, como ensinava, a construção do Reino de Deus resume-se em fazer amigos, mesmo que estejamos nas situações de maior pecaminosidade: "Eu digo-vos: fazei-vos amigos com a injusta riqueza, para que, no dia em que ela vos faltar, eles recebam-vos nos eternos tabernáculos." Lc 16,9

    Quando Lázaro faleceu, Jesus, numa das pouquíssimas vezes em que foi visto chorando, a ele referiu-Se com ternura: "Nosso amigo Lázaro adormeceu. Eu vou acordá-lo." Jo 11,11

    Realmente não Se prevalecia de Sua divindade, e tratava os Apóstolos como amigos: "Vós sois Meus amigos, se fazeis o que vos mando." Jo 15,14

    E explicou: "Não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz Seu Senhor. Mas chamei-vos amigos, pois dei-vos a conhecer tudo quanto ouvi de Meu Pai." Jo 15,15

    De fato, pouco antes de ser traído, Jesus vai chamar o próprio Judas Iscariotes de amigo: "Amigo, faz já o que tens a fazer." Mt 26,50

    Esse não era um aparente costume, ou só internamente usado. Ele vai falar em amigos até para os seguidores de São João Batista, ao afirmar Sua presença como Deus entre os homens: "Podem os amigos do Esposo afligir-se enquanto o Esposo está com eles? Dias virão em que lhes será tirado o Esposo, então eles jejuarão." Mt 9,15