segunda-feira, 17 de julho de 2023

O Sofrer Cristão

 

    São Paulo diz de nossa condição na carne"Pois enquanto permanecemos nesta tenda, gememos oprimidos... preferindo ausentar-nos deste corpo para ir habitar junto ao Senhor." 2 Cor 5,4a.8b

    E isso dizia não só da Igreja, mas de toda criação: "Pois sabemos que toda criação geme e sofre como que dores de parto até o presente dia. Não só ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, gememos em nós mesmos, aguardando a adoção, a redenção de nosso corpo." Rm 8,22-23

    Quanto à aparente vitória do Mal, ele apontava "... o mistério da iniquidade..." 2 Ts 2,7

    Por onde passavam, ele e São Barnabé alertavam sobre esse detalhe quanto à Salvação: "Confirmavam as almas dos discípulos e exortavam-nos a perseverar na fé, dizendo que é necessário entrarmos no Reino de Deus por meio de muitas tribulações." At 14,22

    Pois essa é nossa inarredável condição de cristãos, como o Último Apóstolo diz: "E se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que com Ele soframos, para que com Ele também sejamos glorificados." Rm 8,17

    Mas, sob qualquer aspecto, o Apóstolo dos Gentios trata de reanimar-nos para o Bem Maior: "... os sofrimentos da presente vida não têm comparação alguma com a futura Glória que nos deve ser manifestada." Rm 8,18

    Jesus, de fato, aqui na terra prometia conforto tão somente a nossas almas: "Vinde a Mim todos vós que estais aflitos sob o fardo, e Eu aliviá-vos-ei. Tomai Meu jugo sobre vós e recebei Minha Doutrina, porque Eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para vossas almas. Porque Meu jugo é suave e Meu peso é leve." Mt 11,28-30

    O mistério do mal, portanto, não pode cegar-nos, pois sempre podemos contar com os espirituais afagos que brotam da Divina Misericórdia. Deus garantiu pelo Profeta Isaías: "Eu, Eu mesmo sou Vosso Consolador!" Is 51,12

    Não por acaso, o Espírito Santo é claramente outro Consolador. Disse Jesus: "E Eu rogarei ao Pai, e Ele dá-vos-á outro Consolador, para que convosco fique eternamente." Jo 14,16

    Mas eis-nos diante de um capítulo muito especial na vida dos cristãos, do qual muitos não querem tomar parte, e às vezes nem mesmo conhecimento. São palavras do próprio Jesus: "Se alguém quiser vir Comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-Me." Mt 16,24

    São Pedro, por sua vez, faz lembrar o difícil caminhar com Jesus"Pelo contrário, alegrai-vos em ser participantes dos sofrimentos de Cristo, para que vos possais alegrar e exultar no Dia em que for manifestada Sua Glória." 1 Pd 4,13

    São João Evangelista, enfim, diz da missão de todo cristão: "Nisto temos conhecido o amor: Jesus deu Sua vida por nós. Também nós devemos dar nossa vida pelos nossos irmãos." 1 Jo 3,16