sábado, 1 de julho de 2023

JESUS DEUS

 

    Referindo-se a Jesus, o Arcanjo São Gabriel expressamente disse que São João Batista iria 'adiante de Deus': "Ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, Seu Deus, e irá adiante de Deus com o Espírito e poder de Elias... " Lc 1,16-17a

    São Mateus, que era levita, diz que os Santos Reis adoraram a Jesus, quando sabemos que só podemos adorar a Deus: "Entrando na casa, acharam o Menino com Maria, Sua mãe. Prostrando-se diante d'Ele, adoraram-nO." Mt 2,11a

    E São João Evangelista diz que o Verbo Encarnado era o próprio Deus: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus." Jo 1,1

    Jesus, por Sua vez, abrindo caminho para a revelação da Santíssima Trindade, categoricamente diz: "Eu e o Pai somos Um." Jo 10,30

    E na noite da Santa Ceia, Ele não pediu um culto ao Pai, mas a Si mesmo: "Fazei isto em memória de Mim." Lc 22,19b

    Pois Ele simultaneamente era muito humano, e, entre afirmações e dúvidas, teve que usar de muita didática para dar sinais de Sua natureza divina. É o que se vê quando curou um possesso, mas disse que Deus havia realizado tal milagre: "Nesse momento, pedia-Lhe o homem, de quem tinham saído os demônios, para ficar com Ele. Mas Jesus despediu-o, dizendo: 'Volta para casa, e conta o quanto Deus te fez.'" Lc 8,38-39

    Ora, só Deus, que é absoluto, poderia apresentar-Se como Aquele a Quem deve convergir de toda humanidade: "Quem não está Comigo, está contra Mim..." Mt 12,30a

    Ele peremptoriamente afirmou: "Vós sois cá de baixo, Eu sou lá de cima. Vós sois deste mundo, Eu não sou deste mundo." Jo 8,23

    O próprio Apóstolo São Filipe, entre outros, seguia com dificuldades para entendê-Lo: "Disse-Lhe Filipe: 'Senhor, mostra-nos o Pai e isso basta-nos.' Respondeu Jesus: 'Há tanto tempo que estou convosco e não Me conheceste, Filipe! Aquele que Me viu, viu também o Pai. Como, pois, dizes: Mostra-nos o Pai?...'" Jo 14,8-9

    E ainda nessa oração, Ele havia-Se pronunciado diante dos Apóstolos sobre Sua natureza incriada: "Agora, pois, Pai, glorifica-Me junto de Ti, concedendo-Me a Glória que tive junto de Ti antes que o mundo fosse criado." Jo 17,5

    São João Evangelista, de sua elaborada Teologia, quase expressamente diz que Jesus é Deus: "Sabemos que o Filho de Deus veio e deu-nos entendimento para conhecermos o Verdadeiro. E estamos no Verdadeiro, nós que estamos em Seu Filho Jesus Cristo. Este é o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna." 1 Jo 5,20

    São Paulo chega a 'confundir' Deus Pai com Jesus: "Cuidai de vós mesmos e de todo rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que Ele adquiriu com Seu próprio Sangue." At 20,28

    E termina por afirmá-Lo Deus: "Veio para ensinar-nos a renunciar à impiedade e às mundanas paixões, e a viver neste mundo com toda sobriedade, justiça e piedade, na expectativa da nossa feliz esperança, a Gloriosa Aparição de Nosso Grande Deus e Salvador, Jesus Cristo..." Tt 2,12-13