sexta-feira, 7 de julho de 2023

A Verdadeira Alegria

 

    Jesus disse que a verdadeira alegria está no salvífico amor: "Perseverai no Meu amor. Se guardardes Meus Mandamentos, sereis constantes no Meu amor, como também Eu guardei os Mandamentos de Meu Pai e persisto em Seu amor. Disse-vos essas coisas para que Minha alegria esteja em vós, e vossa alegria seja completa." Jo 15,9-11

    É uma sobrenatural alegria, como a de constatar Sua Ressurreição. Ao anunciar Sua PaixãoEle afirmou: "Assim também vós: sem dúvida, agora estais tristes, mas hei de ver-vos outra vez, e vosso coração alegrar-se-á e ninguém vos tirará vossa alegria." Jo 16,22

    Ele tem origem no Divino Paráclito, como aconteceu com o próprio Jesus ao ver a vitória dos Apóstolos contra os poderes do Maligno: "Naquele mesma hora, Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse: 'Pai, Senhor do Céu e da terra, Eu dou-Te graças...'" Lc 10,21

    Ora, quando Nossa Senhora foi avisada pelo Arcanjo Gabriel da indizível Graça de conceber o Messias, e em seguida o Espírito Santo pousou sobre ela, logo foi compartilhar essa incontível euforia com sua parenta Santa Isabel, também agraciada com uma extraordinária gravidez: "... meu espírito exulta de alegria em Deus, Meu Salvador..." Lc 1,47

    Aliás, São João Batista, que recebeu o Espírito Santo ainda no seio de sua mãe, fato que se deu através da poderosa voz da Santíssima Virgem, teve idêntica reação. Santa Isabel testemunhou: "Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria em meu seio." Lc 1,44

    Tal emoção também viveriam os Santos Reis ao reverem a Estrela de Belém, após a infausta consulta com Herodes em Jerusalém: "Ao verem de novo a Estrela, os magos sentiram muito grande alegria." Mt 2,10

    Ou ainda o próprio São João Batista já adulto, ao tomar ciência do início da vida pública de Jesus. Ele comentou com seus seguidores: "Aquele que tem a esposa é o Esposo. O amigo do Esposo, porém, que está presente e O ouve, sobremodo regozija-se com a voz do Esposo. Nisso consiste minha alegria, que agora se completa." Jo 3,29

    De fato, Neemias já havia asseverado quando da fundação do judaísmo: "Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será vossa força." Ne 8,10b

    E Nosso Salvador disse do primeiro patriarca, falando sobre Seu Advento"Abraão, vosso pai, exultou com o pensamento de ver Meu Dia. Viu-o e ficou cheio de alegria." Jo 8,56

    Por isso, o salmista cantapresença de Deus: "Os justos, porém, exultam e rejubilam-se em Sua presença, e transbordam de alegria." Sl 67,4

    Ao ensinar a humildade pelo Lava-Pés, Jesus pediu aos Apóstolos que O imitassem no servir ao próximo: "Em Verdade, em Verdade, digo-vos: o servo não é maior que Seu Senhor, nem o enviado é maior que Aquele que o enviou. Se compreenderdes estas coisas sereis felizes, sob condição de praticá-las." Jo 13,16-17