quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

'Cristo vive em Mim'

 

    Logo no início de sua primeira carta, São João Evangelista diz qual a missão confiada por Jesus aos Apóstolos: "... o que vimos e ouvimos, nós anunciamo-vos, para que também vós tenhais comunhão conosco. Ora, nossa comunhão é com o Pai e com Seu Filho Jesus Cristo." 1 Jo 1,3

    Essa comunhão é precisamente a promessa feita por Jesus: fazer Sua Casa e a do Pai na alma de Seu povo: "Se alguém Me ama, guardará Minha Palavra e Meu Pai amá-lo-á. E Nós a ele viremos e nele faremos Nossa morada." Jo 14,23

    De fato, rezando ao Pai, Ele menciona a inequívoca marca do Reino de Deus, derramada sobre os Apóstolos para a perfeita união da Igreja: "Dei-lhes a Glória que Me deste, para que sejam Um, como Nós somos Um... para que sejam perfeitos na Unidade..." Jo 17,22-23

    Ou seja, só em comunhão é possível viver a Verdade, e só através dela se ama verdadeiramente o próximo, pois só unidos em Seu Nome somos purificados por Seu sangue. É o que diz o Amado Discípulo: "Se dizemos ter comunhão com Ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não seguimos a Verdade. Se, porém, andamos na Luz como Ele mesmo está na Luz, temos comunhão uns com os outros, e o Sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, purifica-nos de todo pecado." 1 Jo 1,9-7

    São Paulo atestou a plenitude dessa Unidade: "... quem se une ao Senhor, com Ele torna-se um só Espírito." 1 Cor 6,17

    E, por Sabedoria, reclama essa Unidade pela prática da Comunhão Eucarística, que é o Corpo de Cristo, o Santíssimo Sacramento, símbolo máximo desta comunhão espiritual até aqui mencionada: "O Cálice de bênção, que benzemos, não é a Comunhão do Sangue de Cristo? E o Pão, que partimos, não é a Comunhão do Corpo de Cristo? Uma vez que há um único Pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só Corpo, porque todos nós comungamos do mesmo Pão." 1 Cor 10,16-17

    Pois para que seja realmente efetiva, essa comunhão espiritual tem que fazer da Comunhão Eucarística seu alimento: "Disse-lhes então Jesus: 'Em Verdade, em Verdade, digo-vos: se não comerdes a Carne do Filho do Homem, e não beberdes Seu Sangue, não tereis a Vida em vós mesmos.'" Jo 6,53

    Só assim iniciamos aqui a Vida Eterna: "Como vive o Pai que Me enviou, e Eu vivo pelo Pai, assim também viverá por Mim aquele que comer Minha Carne." Jo 6,57

    Ele explicou como se daria Sua Paixão e Ressurreição: "Ainda um pouco de tempo, e o mundo já não Me verá. Vós, porém, tornareis a ver-Me, porque Eu vivo e vós vivereis." Jo 14,19

    Ora, São João iniciou seu Evangelho com essas palavras: "N'Ele (Cristo) havia a Vida, e a Vida era a Luz dos homens." Jo 1,4

    E foi terminativo: "E o testemunho é este: Deus deu-nos a Vida Eterna, e esta Vida está em Seu Filho. Quem possui o Filho possui a Vida, quem não tem o Filho de Deus não tem a Vida." 1 Jo 5,11-12

    O Último Apóstolo, pois, assim se apresentava: "Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, para anunciar a promessa da Vida que está em Jesus Cristo..." 2 Tm 1,1

    E por vividamente experimentar a Comunhão, ele deixou uma bela síntese do que se tornou sua vida terrena: "Eu vivo, mas já não sou eu. É Cristo que vive em mim." Gl 2,20