sábado, 23 de dezembro de 2023

Cantai ao Senhor!

 

    Bíblia é repleta de menções ao uso da música como forma de manifestação de  e culto a Deus. Logo depois de cruzarem o Mar Vermelho, por exemplo, Moisés e os israelitas cantaram para comemorar o fim da escravidão no Egito, uma dádiva que Deus acabava de conceder-lhes: "Então, em honra ao Senhor, Moisés e os israelitas entoaram o seguinte cântico..." Ex 15,1

    Deus mesmo ditou a Moisés um cântico, para que o povo de Israel não se escusasse de suas obrigações de louvá-Lo: "E agora, escrevei este cântico, ensinai-o aos israelitas e ponde-o em seus lábios, para que Me sirva de testemunho contra eles. Nesse mesmo dia, Moisés redigiu o cântico e o ensinou aos israelitas." Dt 31,19.22

    E o Profeta Eliseu pediu o som da harpa para proferir os conselhos de Deus a Josafá, rei de Judá: "'Mas agora me trazei um tocador de harpa.' Apenas fez o tocador vibrar as cordas, veio a mão do Senhor sobre Eliseu, e ele disse: 'Eis o que diz o Senhor...'" 2 Rs 3,15

    Ao entrar com a Arca da Aliança no pavilhão, que havia construído para oferecer sacrifícios a Deus, Davi encarregou Asaf de fazer celebrações com cânticos de Glória: "Celebrai o Senhor, aclamai Seu Nome, apregoai entre as nações Suas obras. Cantai-Lhe hinos e cânticos, anunciai todas Suas maravilhas. Cantai ao Senhor, ó terra inteira, anunciai cada dia a Salvação que Ele nos trouxe." 1 Cr 16,8-9.23

    Os Salmos, na verdade, são hinos, vários dos quais composições atribuídas a Davi. Não por acaso, neles é fácil perceber seu jovial espírito e sua alegria. Esses versos ecoaram em várias passagens das Escrituras e ainda ecoam em inúmeras canções e orações: "Celebrai o Senhor com a cítara, entoai-Lhe hinos na harpa de dez cordas. Cantai-Lhe um novo cântico, acompanhado de instrumentos de música, porque a Palavra do Senhor é reta, em todas Suas obras resplandece a fidelidade. Ele ama a justiça e o direito, da bondade do Senhor está cheia a terra." Sl 32,2-5

    O livro Cântico dos Cânticos, outro sinal da Graça, é um hino ao amor vivido por um casal, cujo amado era Salomão, embora saibamos que nem todos tenham sido escrito por ele. De toda forma, o livro é atribuído a ele: "O mais belo dos Cânticos de Salomão." Ct 1,1

    A alegria pascal expressa pela música, no mesmo sentido, teve lugar reservado desde os tempos de Moisés, e quase todos Profetas registraram-na, positivamente ou não: "Vós, porém, fareis retumbar vossos cânticos, como na noite em que se celebra festa. E tereis alegria no coração como aquele que caminha ao som da flauta, para vir ao monte do Senhor, junto ao rochedo de Israel." Is 30,29

    São Paulo, quase sempre tão cerebral, também recomendou religiosos cânticos como prática de fé: "Recitai entre vós salmos, hinos e cânticos espirituais. Cantai e celebrai de todo coração os louvores do Senhor." Ef 5,19

    Ora, os Céus revelados a São João Evangelista eram embalados por encantadores hinos e coros, em grandiosos momentos: "Quando recebeu o livro, os quatro Seres e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um uma cítara e taças de ouro cheias de perfume (que são as orações dos Santos). Cantavam um novo cântico, dizendo: 'Tu és digno de receber o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste imolado e, por Teu Sangue, resgataste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e raça. E deles fizeste, para Nosso Deus, um Reino de Sacerdotes, e eles reinam sobre a terra.'" Ap 5,8-10

    Jesus também instruiu os Apóstolos no ofício de cantar os Salmos. E foi o que eles fizeram logo após a Santa Ceia, na noite em que Ele iria ser preso: "Terminado o canto dos Salmos, saíram para o Monte das Oliveiras." Mc 14,26